segunda-feira, 16 de junho de 2014

PARQUE NACIONAL DA TIJUCA NO RIO DE JANEIRO



Domínio Publico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Nacional_da_Tijuca
http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Nacional_da_Tijuca#mediaviewer/Ficheiro:RiachosFTRJ2.jpg

http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Nacional_da_Tijuca#mediaviewer/Ficheiro:FloraPTRJ.jpg

Fauna

Fauna

https://www.facebook.com
Fauna - Sairá ferrugem

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8a/Floresta_da_Tijuca.JPG
http://rafaeloliveira-rj.blogspot.com.br/2010/06/floresta-da-tijuca-contara-com.html

http://olinguarudo.blogs.sapo.pt/10797.html

Foto sunrisemusics.com/rio.htm

Vista chinesa - foto Terra Brasil

Old castle ruins Parque Nacional da Tijuca Rio de Janeiro Brazil Adventure Travel south america
http://exploringthearth.com/tag/geomorphology/
Ruínas de um velho castelo

Entrada do Parque Nacional da Tijuca - Autor: Gerusa Palhares
Entrada do Parque - Autora da foto: Gerusa Palhares
http://altamontanha.com/Noticia/4258/visitacao-em-parques-nacionais-brasileiros-batem-recorde-em-2013
http://goworldcupbrazil2014.blogspot.com.br/2012/01/parque-nacional-da-tijuca-rio-de.html

http://goworldcupbrazil2014.blogspot.com.br/2012/01/parque-nacional-da-tijuca-rio-de.html
http://www.parquedatijuca.com.br/galeria.php

Estrada do corcovado
http://www.parquedatijuca.com.br/galeria.php

http://www.parquedatijuca.com.br/galeria.php
Foto : Alberto Peterson

Foto: Arquivo PNT

Foto: Loscar

Foto: Ruy Salaverry

Tamanduá-mirim ainda existe no PNT / Foto: Loscar

Orquídeas / Foto: Alexandre Justino

Orquídea Sophronitis lobata / Foto: Eduardo Saddi


O Parque Nacional da Tijuca (Parna-Tijuca ou PNT), com seus 3.953ha de área, é um fragmento do bioma da Mata Atlântica e parte integrante da Reserva da Biosfera no Rio de Janeiro. Criado em 6 de julho de 1961, é atualmente o parque nacional mais visitado do Brasil, recebendo mais de 2 milhões de visitantes por ano.

Dividido em quatro setores (Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, Pedra Bonita/Pedra da Gávea e Pretos Forros/Covanca), o Parque corresponde a cerca de 3,5% da área do município do Rio de Janeiro. Destaca-se na paisagem por constituir-se de um grande maciço “verde”, situado no centro de uma metrópole com aproximadamente seis milhões de habitantes. 

Ao longo dos séculos XVII e XVIII, a área onde hoje fica o Parque Nacional da Tijuca foi, em sua maior parte, devastada pela extração de madeiras e da utilização em monoculturas, especialmente o café, gerando sérios problemas ambientais à cidade. Em 1861, numa iniciativa de conservação pioneira ordenada por D. Pedro II, um processo de desapropriação territorial e de reflorestamento propiciou a regeneração natural da vegetação, resultando na exuberante floresta que existe hoje. Mesmo secundária, essa floresta exerce um importante papel na conservação de muitas espécies da flora e da fauna, abrigando também espécies endêmicas, raras e/ou ameaçadas de extinção. 

Inúmeros serviços ambientais oferecidos pelo Parque são fundamentais para a cidade, tais como: a manutenção do manancial hídrico; o controle da erosão; a amenização de enchentes; a atenuação das variações térmicas; a regulação climática local; a redução das poluições atmosférica e sonora e a manutenção da estética da paisagem natural local.

Seu relevo montanhoso e a presença de escarpas muito íngremes, onde se destacam o Pico da Tijuca, com 1.021 metros, a Serra da Carioca, onde se localiza o Corcovado, com 710 metros, o conjunto Pedra Bonita/Pedra da Gávea e a Serra dos Pretos-Forros & Covanca, conferem ao Parque Nacional da Tijuca uma beleza cênica única, contrastando o verde da mata com as superfícies rochosas e o mar.

O patrimônio natural é indubitavelmente o mais conhecido e consagrado no Parque, mas sua ocupação antrópica, ao longo de quatro séculos, gerou uma valiosa herança histórico-cultural que hoje se constitui em um importante acervo a ser preservado. 

Através dos anos, o Parque Nacional da Tijuca tornou-se uma importante área de lazer, proporcionando meios para a prática de esportes e a contemplação da natureza. A existência de alguns marcos e símbolos da cidade do Rio de Janeiro, e mesmo do país, como a estátua do Cristo Redentor, a Pedra da Gávea, a Vista Chinesa, a Capela Mayrink a Mesa do Imperador e o Parque Lage, transformou o Parque em um ponto de atração turística de nível internacional. 

Com as múltiplas interfaces entre cidade e floresta, a gestão do território apresenta-se de maneira complexa e intensa. O dia a dia da unidade é permeado pela coexistência de temas tão diversos quanto segurança pública, práticas religiosas, incêndios florestais, pesquisa, monitoramento, manejo, imprensa, produções cinematográficas, esportes, turismo, assistência social, educação ambiental, participação e controle social, voluntários, contratos, licenciamento, fiscalização e política. Para enfrentar esse desafio o Parque é subordinado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, autarquia do Ministério do Meio Ambiente, e sua gestão é realizada de maneira compartilhada entre os governos federal, estadual e municipal.


Fontes: http://www.parquedatijuca.com.br/sobreoparque.php

Fotos: http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Nacional_da_Tijuca#mediaviewer/Ficheiro:FloraPTRJ.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário