quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Eucalyptus macrocarpa

Eucalyptus Macrocarpa
Eucalyptus Macrocarpa
Mottlecah (Eucalyptus macrocarpa)
 
Eucalyptus macrocarpa é do oeste da Australia.



Provavelmente uma das mais espetaculares  flores na Austrália, com flores de até 10 cm de diâmetro. Quando você tem a oportunidade de ver esta flor é que você pode entender por que ela se tornou conhecida como "A Rosa do Ocidente".



 Grandes folhas largas, folhas cinzentas prateadas e galhos brancos em pó. Os grandes botões lenhosos são cinza farinhento expondo nas pontas amarelas flores vermelhas brilhantes mais surpreendentes uma vez que a tampa se abre. Flores em clusters, principalmente de primavera e verão, mas podem aparecer flores isoladas durante todo o ano.

Eucalyptus macrocarpa é uma mina de ouro para aplicações em nanotecnologia.
Eucalyptus macrocarpa (Mottlecah) é um nativo de South West WA com grandes flores vermelhas e cor de rosa brilhantes, dando-lhe o nome de "~ Rose of the West". Mas esta planta atraente também possui auto-limpeza e propriedades repelentes de água, o que poderia torná-lo ideal para a nanotecnologia.
A primeira pista, de acordo com o Dr. Gerrard Poinern da Universidade de Murdoch , era a cor prateada das folhas. "Quando entrei na Murdoch University, em Perth, percebi que esta planta olhando suas estranhas e belas flores espetaculares, tinha folhas  esbranquiçadas e se destacaram do resto das folhagens no campus", disse ele.
"Então eu decidi dar uma olhada com antecedência por meio de microscopia ."
Um olhar mais atento revela que as folhas prateadas estão cobertas de cera, que forma nódulos de tamanho nano e pilares. Este revestimento faz com que a água  forme gotículas que rolam sobre a superfície das folhas, pegando toda a sujeira.
Estas propriedades são conhecidas como super-hidrofóbico e auto-limpeza, e são partilhados pela planta de lótus. Uma série de tecnologias de auto-limpeza e anti-bacterianos estão atualmente em desenvolvimento, tendo sido inspirado na planta de lótus.
"Estar em Nanotecnologia, uma das grandes obras nessa área é de Barthlott e Neinhuis sobre a folha de lótus e as estruturas micro / nano da superfície das folhas." Dr Poinern disse. "Então, combinando o conhecimento acima com uma mente curiosa, decidi investigar mais."
Dr Poinern e sua equipe testaram esta propriedade de auto-limpeza, revestindo as folhas com toner preto de carbono a partir de um cartucho de impressora a laser e  gotas de água para assistir a remoção da tinta. Esta adaptação provavelmente desenvolvida como um modo de sobreviver em zonas áridas, permitindo que estas plantas possam canalizar a água para as raízes.
Os cientistas também extraíram as ceras das folhas e descobriram que elas eram capazes de remontagem. Quando eles revestiram lâminas de laboratório com a cera, ela voltou ao formato  originalmente observado na folha, efetivamente tornando o slide super-hidrofóbica.
"A cera tem uma propriedade notável de remontagem da mesma forma," Dr Poinern disse.
Quando as lâminas foram colocadas em água, o suporte da cera flutuava significando que podiam transportar uma carga maior do que as lâminas não revestidas. Estas propriedades podem ser utilizadas para manter a microfluidity dos dispositivos, que são usados ​​para a investigação médica avançada e em testes para doenças, estéreis.
Dr Poinern disse que há muitas aplicações possíveis ", tais como revestimentos industriais em oleodutos, navios de cascos e dispositivos biomédicos, como em um chip de laboratório ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário