sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

JARDIN DES PLANTES



Carrés de la perspective
Les-carres-de-la-perspective



Ficheiro:Paris - grande galerie de l evolution - 2005-11-12.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Paris_-_grande_galerie_de_l_evolution_-_2005-11-12.jpg

Museu nacional de história natural

Foto: Les Grandes Serres accueillent plus de 1 000 orchidées pour une exposition du 22 février au 18 mars 2013.  http://www.mnhn.fr/museum/foffice/tous/tous/guidePratique/expositions/expoEnCours/fiche_exposition.xsp?AE_ID=11036&LIEU_ID=167&MAN_ID=18887&SITE_ID=10&idx=3&nav=liste  [Cirrhopetalum gagnepainii var. purpurreum, © MNHN]
Orquídea das estufas (abrigam mais de 1.000 espécies)

Foto: Troglodyte mignon © Jean-Paul Leau
Os pássaros do jardim

jardin des iris et des plantes vivaces
O jardim de iris e plantas vivazes

Jardim de rosas e rochas

jardin de roses et de roches
O jardim de rosas e rochas 
Les Grandes Serres
As grandes estufas

chênaie-charmaie
O jardim ecológico

               Toda a diversidade ecológica da Île-de-France, no coração de Paris


jardin alpin
Jardim Alpino

Ecole de botanique
Jardim da escola botânica

Jardin Alpin du Jardin des Plantes
http://www.linternaute.com/paris/magazine/dossier/06/paris-au-calme/3.shtml
Christophe Lefebure Foto 


http://www.parissecret.fr/quand-le-lion-mange-un-homme-au-jardin-des-plantes/


http://lestrucsdemyrtille.blogspot.com.br/2011/05/les-pavots-du-jardin-des-plantes-paris.html


http://michel62730.blogspot.com.br/2009/11/jardin-des-plantes-paris-1er-novembre.html
Foto de Michel Leblond


O jardim, criado com o nome de Jardim do Rei, foi originalmente plantado por Guy de La Brosse, médico de Luís XIII, de 1626 a 1735, como um herbário de plantas medicinais. Foi aberto ao público em 1640.
Após um período de declínio, Jean-Baptiste Colbert assumiu o controle administrativo do jardim. Em 1693, assumiu o Dr. Guy Crescent Fagon que cercou-se de uma equipe brilhante de botânicos, incluindo Joseph Pitton de Tournefort, Antoine de Jussieu,Antoine Laurent de Jussieu e seu filho Adrien-Henri.
Em 1739, Conde de Buffon assumiu como curador, expandindo enormemente o jardim, adicionando o labirinto de sebes que ainda existe atualmente.
A Revolução francesa ocorreu um ano após a morte de Buffon, que foi o intendente do Jardim do Rei , provocando numerosas mudanças na organização do jardim. O jardim foi renomeado como Jardim das Plantas de Paris e o gabinete do rei ( dependente do jardim) como Museu Nacional de História Natural . O texto de fundação do Museu foi redigido pelos próprios cientistas e promulgado pela Assembléia Constituinte de 1789, assumindo como primeiro diretor Louis Jean-Marie Daubenton, sendo considerado Buffon como o fundador do Museu. Em 1791, Bernardin de Saint-Pierre foi nomeado como intendente do jardim. Em1792, o Ménagerie Real ( parque zoológico real) foi movido para os jardins de Versailles.


O Jardim das Plantas (francês Jardin des Plantes) é um jardim botânico aberto ao público, situado no 5º Arrondissement de Paris como parte integrante do Museu Nacional de História Natural. Está situado no V que se forma entre a Grande Mesquita, o Campus Universitário de Jussieu e o Rio Sena.
Esta instituição de 23,5 hectares tem como patronos Georges-Louis Leclerc, conde de Buffon e Jean-Baptiste Lamarck

Uma grande vista panorâmica ( 500 m de largura por 3 ha) estende-se da Grande Galeria até a praça Valhubert, perto da margem do Sena. Seus canteiros à francesa são margeados por fileiras de plátanos que florescem a partir do mês de abril. As coleções de flores são mudadas regularmente , totalizando aproximadamente mil variedades de plantas cultivadas.

A paisagem se divide em duas esplanadas: a esplanada Milne-Edwards, nome do diretor do museu de 1890 a 1900, na frente da Galeria, e a esplanada Lamarck, ao lado do Sena. A esplanada Milne-Edward apresenta uma "zooteca" que reúne centenas de milhares de animais dessecados, como insetos, serpentes, répteis e mamíferos. Em frente da Galeria, na cabeceira da esplanada, existe uma estátua em bronze de Buffon, obra de Jean Carlus (1908).

O rosarium foi criado em 1990, onde são expostos ao público diferentes subespécies de rosas, dispostas de modo ameno e facilmente identificáveis. Apresenta 170 variedades de rosas européias , plantadas ao longo da "Alameda Haüy" ( René Just Haüy), pioneiro no estudo da mineralogia, que prolongou as galerias de botânica e geologia. Estas galerias estão adornadas com duas estátuas, O amor prisioneiro de Félix Sanzel e a Venus genitrix de Louis-Marie Dupaty.

As estufas são de armadura metálica, dispostas e alinhadas ao longo do jardim externo. Dentre elas, apenas duas são abertas ao público:
  • O jardim de inverno ( 750 m²), de clima ameno e úmido ( 22°C), em estilo art déco. A estufa é obra do arquiteto René Berger (1937). Nesta estufa são encontradas plantas trepadeiras, fícus, palmeiras e bananeiras.
  • A estufa mexicana , Rohault de Fleury (1834–1836), precursor da arquitetura metálica na França. Nesta estufa estão agrupadas as espécies características dos meios áridos das Américas, África meridional e Madagascar: cactos, euphorbias, agaves e também abacateiros, cafeeiros , mamoeiros e pimenteiros.
  • A terceira, a estufa australiana, também projetada por Rohault de Fleury, está fechada por tempo indeterminado para restauração
O complexo do jardim das plantas apresenta um dos parques zoológicos mais antigos do mundo. Foi criado em 1795 por iniciativa de Bernardin de Saint-Pierre, transferindo-se para lá os animais da "ménagerie" real de Versalles e das ménageries particulares. O espaço de 5,5 hectares de extensão era ocupado por serrarias de madeira.

 Inicialmente o zoológico criado era sumário, formados por cercas, fossos, jaulas e gaiolas rústicas. Posteriormente, no século XIX e início do século XX, muitas construções foram edificadas para expor os animais de maneira adequada, algumas até sofisticadas demais para a época.

Atualmente, possui cerca de 1.100 animais, entre mamíferos, répteis e pássaros. Na fase atual, uma das grandes preocupações dos curadores do parque é preservar os animais em via de extinção como, por exemplo, o "cavalo de Prjevalski", em coordenação com outras instituições pertencentes ao museu. O parque apresenta também um microzoo, onde animais minúsculos podem ser observados através de lupas, como um “vivarium” composto de pequenos répteis, anfíbios e insetos.

As espécies maiores como elefantes, girafas, leões, tigres, gorilas, ursos e outros , impossíveis de serem mantidos corretamente nas instalações do parque, por falta de espaço e sem a possibilidade de ampliação, foram transferidos progressivamente para outros parques nos anos de 1970 a 2000.

O jardim alpino foi criado em 1931 com a intenção de estudar as plantas arbustivas e herbáceas que se desenvolvem nas montanhas do mundo inteiro, como nos Alpes, no Himalaia, na Córsega, nos Andes e outras. O jardim aloja mais de 2.000 plantas em duas áreas conectadas por uma passagem subterrânea. No jardim tem uma árvore de pistachi macho, a partir das quais o botânico Sébastien Vaillant colocou em evidência a sexualidade dos vegetais no século XVIII.

A escola botânica apresenta cerca de 4.500 variedades de plantas. Foi criada pelo botânico André Thouin no século XVIII, com o objetivo de apresentar a coleção ao público e aos botânicos de maneira compreensível. A coleção é formada de plantas susceptíveis de viver no meio rural europeu, e apresenta também algumas árvores históricas. Nesta escola, os jardineiros do museu administram semanalmente ao público vários cursos específicos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jardim_das_Plantas_de_Paris
Crédito das fotos : http://www.jardindesplantes.net/



Nenhum comentário:

Postar um comentário