sábado, 19 de janeiro de 2013

JARDIM DE ARANJUEZ

http://viagem.uol.com.br/album/2012/10/10/aranjuez-e-el-escorial-ainda-representam-a-gloria-do-reino-espanhol.jhtm
http://trabalhinhosdavo.blogspot.com.br/2010_05_01_archive.html
Jardín del Príncipe
http://www.spain.info/pt_BR/conoce/jardines-historicos/madrid/jardin_del_principe.html
Palácio real de Aranjuez
http://www.turismomadrid.es/pt/component/guides/monumento/43
Jardin del Palacio de Aranjuez Albert
http://www.gardenvisit.com/garden/jardin_del_palacio_de_aranjuez
Jardim da Ilha
Jardim do príncipe





O vale onde os rios Tejo e Jarama se encontram  foi um recurso muito utilizado  pelos governantes de Madrid. Um palácio foi construído aqui no ano de 1380. Felipe II (Felipe II) empregou holandeses para fazer um jardim renascentista italiano na década de 1560. Sua esposa francesa solicitou à sua mãe italiana, Catarina de Médici, para enviar um jardineiro de Paris. Em 1660, Filipe IV começou uma transformação completa dos jardins e Filipe V acrescentou mais ao seu trabalho, transformando-o no jardim barroco que vemos hoje. 

Os críticos franceses, depreciando o projeto como uma imitação pobre de Le Nôtre, podem ter ignorado as diferenças geográficas entre os dois países. A França tem água abundante e grandes florestas. A Espanha central é seca e rochosa, frio no inverno e muito quente no verão. Para os visitantes, as avenidas estreitas podem parecer mal proporcionadas. Para os moradores, elas são obscuras, frescas e intimistas,  grande o suficiente para um baile de máscaras.


 O Jardin de la Isla está em uma ilha artificial banhada pelo rio Tejo e o Canal da Ria. Situado no outro lado do Tejo e do Palácio, tem fontes barrocas e estátuas e é um pouco sobrecarregado por árvores. Água e sombra são preciosos em regiões áridas. O uso de idéias de design barroco para planejar o jardim e a cidade tornou-se um grande sucesso. O Jardin del Principe (Jardim do Príncipe) tem grandes caminhadas e é "jardim romântico" , pequeno e interessante. Aranjuez tinha caminho forrado com jatos de água para  divertir e surpreender os visitantes (eles são chamados de burladores em espanhol e giochi d'acqua em italiano).
O Palácio Real de Aranjuez é uma das residências do Rei de Espanha. Fica situado no Real Sítio e Vila de Aranjuez, na Comunidade de Madrid, a cerca de 20 km. da capital espanhola, sendo gerido e mantido pelo Patrimônio Nacional. 

O complexo é constituído, para além do palácio, por um vasto conjunto de parques integrados na cidade que se desenvolvem em volta dele. Em 2001 este ambiente foi declarado Paisagem Cultural Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, integrado no sítio Paisagem Cultural de Aranjuez.
Palácio Real também foi casa de campo e residência oficial da monarquia dos Bourbons no séc. XVIII. O destaque fica por conta de sua requintada decoração, o Salão de Porcelana e os jardins projetados por Sabatini.
Nota:
Nasceu em Aranjuez a 25 de Abril de 1775D. Carlota Joaquina de Bourbon, rainha de Portugal e imperatriz do Brasil.

Fontes: http://www.spain.info/pt_BR/conoce/jardines-historicos/madrid/jardin_del_principe.html
http://www.gardenvisit.com/garden/jardin_del_palacio_de_aranjuez

Nenhum comentário:

Postar um comentário