quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Leptospermum


 

                                                                                 



Bonsai de árvore de chá (leptospermum scoparium )

Menor bonsai de árvore de chá




Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe : Magnoliopsida
Ordem: Myrtales
Família: Myrtaceae
Gênero: Leptospermum

Leptospermum   é um gênero de cerca de 80-86 espécies de plantas da família murta Myrtaceae . A maioria das espécies são endêmicas da Austrália , com a maior diversidade no sul do continente, mas uma espécie estende-se a Nova Zelândia , outro para a Malásia , e L. recurvum é endêmica para a Malásia.

São arbustos ou ocasionalmente pequenas árvores , chegando a 1-8 m de altura, raramente medem até 20, com ramificação densa. As folhas são perenes , alternas, simples, de ponta aguçada, e pequenas, na maioria das espécies não mais de 1 cm de comprimento. As flores são de até 3 cm de diâmetro, com cinco pétalas brancas, rosa ou vermelho.

O nome comum de " tea tree " usado para algumas espécies de Leptospermum deriva da prática dos primeiros colonos australianos que usavam folhas de diversas espécies mergulhadas em água fervente para fazer uma tisana rica em ácido ascórbico ( vitamina C ). Diz-se que o Capitão Cook usava infusão de chá de Leptospermum para prevenir o escorbuto entre seus tripulantes.

O néctar das flores é colhido por abelhas , o que é usado para fazer mel Leptospermum . Manuka mel tem fortes poderes antibacterianos e propriedades antifúngicas. O mel produzido a partir de Leptospermum polygalifolium , também conhecido como  arbusto de geleia ou árvore do chá com aroma de limão, tem sido encontrado  contendo um máximo de 1750 mg / kg de " metilglioxal ', um composto antibacteriano, tornando-o o mais potente mel antimicrobiano.

Na Austrália, Leptospermum espécies são por vezes usados ​​como plantas do alimento para larvas de hepialid mariposas do gênero Aenetus , incluindo A. lewinii e A. ligniveren .

Algumas espécies de Leptospermum  são apreciadas como plantas de ​​jardim. As espécies mais resistentes ( L. lanigerum, L. liversidgei, L. polygalifolium, L. rupestre, L. scoparium ) são resistentes a cerca de -8 ° C a -10 ° C, enquanto outras são sensíveis à geada. 

Eles toleram a maioria dos solos e exposições com boa drenagem e pleno sol. Plantas estabelecidas são  tolerantes à seca. Eles são freqüentemente encontrados como plantas de cobertura na costa oeste do Estados Unidos , e algumas espécies são populares para o cultivo como bonsai . Existem muitos cultivares.


Fontes:
http://www.ausbonsai.com.au/blog/cj/?cat=4
http://asgap.org.au/l-pol.html 
http://www.botanicalgarden.ubc.ca/potd/2009/05/leptospermum_rotundifolium_mannings_choice.php
http://en.wikipedia.org/wiki/Leptospermum
http://www.paisagismodigital.com/port/item.aspx?id=100389-Leptospermum-scoparium




Nenhum comentário:

Postar um comentário