terça-feira, 30 de outubro de 2012

UMA DIVINA TREPADEIRA: VIGNA CARACALLA

http://meujardimemflor.blogspot.com.br/2012/05/vigna-caracalla.html

http://algarve-saibamais.blogspot.com.br/2011/03/trepadeira-vigna-caracalla.html

http://algarve-saibamais.blogspot.com.br/2011/03/trepadeira-vigna-caracalla.html



Detalhe das vagens comestíveis
Nome científico: Vigna Caracalla
Nome comum: Caracolillo, vinha do caracol, Caracol real, Caramujo real, Caracolillos, flor de caracol, caracol judeu. 
Família: Fabaceae. 
Origem: América Central à América do Sul. 


A Vigna Caracalla, Phaseolus Caracalla, Corkscrew Vine ou Snail Vine, é uma trepadeira tropical, rara e exótica com belíssimas flores exóticas e suavemente perfumadas.
Sendo vigorosa e de rápido crescimento, é perfeita para cobertura de caramanchões, arcos, cercas, árvores e outros suportes no jardim.


Vigna Caracalla é uma leguminosa trepadeira da família Fabaceae , originária tropical da América do Sul e América Central . A espécie é nomeada caracalla , uma corrupção do caracol Português, o que significa caracol Que esta perene videira tem flores perfumadas é um equívoco comum (embora possa haver variedades híbridas como tal) suas flores tem formato parecido a um caracol dando origem aos nomes comuns videira saca-rolhas , vinha caracol , trepadeira caracol ou caramujo feijão .
Esta videira, gosta de pleno sol e solo constantemente úmido. Ela prefere calor e umidade e pode se tornar invasora, se essas condições forem atendidas. Fica bem plantada em vasos, com apoio para subir e formar uma bela escultura de jardim. Em zonas mais frias necessita ser levada a uma estufa durante a estação fria.
Possuem vagens com propriedades comestíveis.
Thomas Jefferson a cultivou em Monticello como uma de suas favoritas, onde dizia ele ser uma das mais belas vinhas e mais saborosas, sim, saborosas, pois além de suas maravilhosas flores, ela produz vagens comestíveis e saborosíssimas.
Neste vídeo terá mais informações sobre a caracoleira (nome popular)


Nenhum comentário:

Postar um comentário