sábado, 1 de setembro de 2012

ORQUÍDEA CALEANA MAJOR ou Pato voador

                            



Originária da Austrália é muito apreciada por colecionadores devido a este formato diferente, que lembra muito patos de asas abertas, formato que ela utiliza para a trair insetos para a polinização
















 

Orquídea-Pato-Voador (Caleana major) 



Caleana grande , o Pato Voador Orquídea é uma pequena orquídea encontrada no leste e no sul da Austrália . Esta planta terrestre caracteriza por sua  flor notável, assemelhando-se um pato em vôo. A flor é um atrativo para insetos, como masculinos vespões que polinizam a flor em um processo conhecido como pseudocópula . Em 1986, esta orquídea foi destaque em um selo postal australiano

Esta Caleana  é encontrada como uma erva terrestre, até 50 cm (20 pol) de altura. 2-4 flores crescem no caule verde. ]A folha única, aparece perto da base do caule. É geralmente prostrado, estreito-lanceoladas, de 12 cm (5 em) de comprimento e 8 mm de largura, muitas vezes manchadas. A flor é marrom-avermelhada, de 15 a 20 mm de comprimento. Em casos raros, a flor pode ser esverdeada com manchas escuras. A planta é polinizada por insetos.   Polinização é através vespões masculinos. Quando o inseto toca o labelo sensível que se fecha, prendendo o inseto no corpo pegajoso da coluna. Ele deposita o pólen pode estar carregando e pega mais. Em seguida, é liberado para voar para a orquídea seguinte. A floração ocorre de setembro a janeiro.

São encontradas a partir de Queensland na Austrália do Sul e até mesmo Tasmânia , esta planta é encontrada em eucaliptofloresta no litoral ou matagal pantanoso e charnecas . Principalmente perto da costa, mas, ocasionalmente, em altitudes mais elevadas.  Por causa do tamanho pequeno, ela é uma planta difícil de se perceber na natureza.

O gênero Caleana foi nomeado por George Caley , um colecionador  botânico  como "maior", principal refere-se ao contraste com  outra  orquídea Pato de menor porte, as Paracaleana menores .


O espécime original desta planta foi coletada no ponto de Bennelong , o local atual da Ópera de Sydney , em setembro de 1803.  Em 1810, a espécie foi publicada originalmente na literatura científica, Prodromus Florae Novae Hollandiae , de autoria do prolífico botânico escocês, Robert Brown .


Caleana principal tem sido difícil de manter em cultivo. As  plantas florescem durante  um ou dois anos, mas, por vezes, enfraquecem progressivamente até morrerem. 




   
Reino:Plantae
(Sem classificação):Angiospermas
(Sem classificação):Monocotiledôneas
Ordem:Asparagales
Família:Orchidaceae
Subfamília:Orchidoideae
Tribo:Diurideae
Subtribo:incertae sedis
Gênero:Caleana
Espécie:C. major

Fontes: wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário