segunda-feira, 17 de setembro de 2012

AS MISTERIOSAS VERBENAS






Verbena Sortida


Verbena de nome científico Verbena officinalis L. é uma planta medicinal também conhecida como urgebão, gervão, erva-de-ferro e planta-da-sorte.
As verbenas tiveram origem na América do Sul e são conhecidas popularmente pelo nome “camaradinha”. Fazem parte da família Verbenaceae e as duas espécies mais conhecidas são: a Verbena hybrida e a Verbena officinalis.
Estas plantas têm ciclo de vida perene e alcançam até trinta centímetros de altura. Os caules são flexíveis em formato quadrangular com coloração verde arroxeada e as folhas são alternadas entre ovais pontiagudas e serrilhadas com pelos.
As flores são bem pequenas em formato de tubos ficam reunidas nas pontas dos vários ramos. É possível encontrar flores nas cores: lilás, vermelho-escuro, branco, rosa e roxo.
Elas devem ser cultivadas em solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. São tolerantes ao frio, mas preferem ficar a pleno sol. Mesmo sendo perenes, as verbenas precisam ser tratadas como bienais (clico que dura dois anos), pois perdem a força vegetativa com o passar do tempo. Devem receber regas regulares, pois não apreciam solos secos.
Uma boa dica é quando as verbenas são plantadas em canteiros, além de o solo ter que ser adubado com frequência, elas precisam de um espaçamento de dez a vinte centímetros de distância.
Florescem praticamente o ano todo e podem ser plantadas em vasos, jardineiras, canteiros ou em maciços (neste último ficam parecendo um denso tapete colorido – se alastram rapidamente cobrindo todo o solo).
Verbenas têm propriedades afrodisíacas, calmantes, digestivas e diuréticas.
O efeito calmante é considerado a principal caracteristica da verbena, auxiliando no combate a ansiedade e ao stress. Esta planta medicinal também ajuda em várias outras doenças como o cálculo biliar. Febrífugo, calmante, sedante, anti-reumática, anti inflamatório, aperiente, analgésica, adstringente, afrodisíaco, depurativa, digestiva, estimulante, anti-coagulante, anti-cancerígena e tônica. Cálculo biliar, câncer de baço, câncer no escroto, insônia, inquietação, acnes, infecções no fígado, asma, bronquite, cálculos renais, distúrbios digestivos, dismenorreias,dispepsia, falta de apetite, úlcera, taquicardia, reumatismo, queimadura, conjuntivite, faringite e estomatite.
Para fins medicinais são utilizadas as folhas, as raízes e as flores.
  •  Chá: Adicionar 50g de folhas de verbena em1 litro de água fervente. Tampar o recipiente durante 10 minutos. Beber várias vezes ao longo do dia. O chá auxilia no tratamento de distúrbios do sono e diminui a ansiedade e stress.
  •  Lavagens: Adicionar 2g de folhas de verbena em 200 ml de água, e enxaguar os olhos em caso de conjuntivite.
  •  Cataplasma: Cozinhar as folhas e flores de verbena, e após esfriar colocar a solução sobre um tecido e aplicá-la sobre articulações doloridas.

Contraindicações da verbena

Não deve ser utilizada durante a gravidez.

Efeitos colaterais da verbena

Pode provocar vômitos e bloquear a ação do hormônio estimulante da tireóide (TSH).

Curiosamente esta planta é usada para aromatizar cafés e chás ou como perfume e, também, para ser usada como condimento de alimentos (tempero). Considerada sagrada por muitas culturas  que a consideravam uma planta de mistério e encantamento. No Egito, era um símbolo das lágrimas de Ísis. Os sacerdotes gregos a carregavam nas vestes e a usavam para purificar os altares de Zeus. 

Os druidas celtas e os antigos persas acreditavam que a verbena não apenas purificava como também favorecia as visões e a adivinhação. As igrejas cristãs a usavam na preparação da água-benta. Sendo uma das ervas celtas mais sagradas, a verbena era colocada nos altares como uma oferenda. Queime-a para repelir o ataque psíquico. Ela também é usada para purificar, atrair riqueza e se encontrar o amor. A verbena atua na proteção, paz, purificação e ansiedade.

A propagação das verbenas é feita através de sementes ou ramos do caule (mudas). Esta plantinha de ramagem tão delicada que fornece um ar campestre ao jardim pode ser encontrada em floriculturas, floriculturas online e lojas de jardinagem em mudas, canteirinhos ou vasos prontos, arranjos como buquês e, principalmente, em sementes para o plantio próprio.

Fontes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário