sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Adoro a glicínia (wisteria) quase tão escandalosa quanto a bouganvilea

http://byricardomarcenaroi.blogspot.com.br/2010/05/botany-botanica-wisteria-glicina-part-1.html
20100410-rq-montepalace-10-Wisteria sinensis
Glicínia ou Lilases (Wisteria sinensis), trepadeira volúvel, da família Leguminosae(Papilionoideae), indígena da Chinahttp://bisbis.blogspot.com.br/2010/04/festa-da-flor-2010-parte-4-jardim.html
http://oregonstate.edu/dept/ldplants/images/wisi98.jpg

http://margaretearquitetando.blogspot.com.br/2010/02/glicinia-ou-wisteria.html
http://plantas-jardins.blogspot.com.br/2012/06/wisteria-aroma-e-presenca-como-nenhum.html

Um gazebo coberto por glicínias, nada mais convidativo!
http://www.imagejuicy.com/images/plants/w/wisteria/9/

Que lindo lugar para ficar, muitas cores, flores em abundância e um perfume delicioso no ar!
http://impol.blogs.sapo.pt/2008/02/

E pra terminar este lindo bonsai.

Agora veja um vídeo para deixar você, literalmente, afogada em glicínias.

Hoje, revendo as postagens mais antigas achei esta sobre as glicínias e resolvi fazer um upgrade da mesma pois ela merece. A revisão a que me referia não se relaciona ao material escrito mas às fotos e ao acréscimo de um vídeo. Verifiquem se ficou melhor assim!
************

Eu já conhecia a glicínia de nome. Quando era adolescente gostava de ler romances tipo água com açúcar e o título de um romance que nunca esqueci foi "Jardim das Glicínias". Não lembro mais nada do enredo ou dos personagens mas o titulo ficou gravado na memória. Então, ontem fazendo minhas pesquisas deparei com a glicínia em pessoa. Me encantei com a beleza exuberante desta flor e resolvi fazer um post só pra ela, ela merece, sem dúvida
.

A glicínia é uma planta trepadeira, vigorosa e lenhosa, da família das leguminosas, de grande valor ornamental. Pode viver por cem anos ou mais. Das espécies de glicínias, uma é originária do Japão e outra da China.
Normalmente é muito utilizada como arbusto. Há quen a utilize para a formação de lindos e maravilhosos bonsais. Necessita de um crescimento muito bem planejado e controlado evitando-se o crescimento desordenado. Decora maravilhosamente, troncos de árvores, grades, portais, jardins, varandas, carramanchões, pérgulas ou plantada em vasos grandes. 

É uma planta muito apreciada por diversos tipos de abelhas. Produz belos cachos de flores que, dependendo da espécie, apresentam as colorações, branca, rosadas, roxas e diversas tonalidades de lilás. Há espécies que produzem cachos que não ultrapassam os 30 centímetros de comprimento e outra, como a “Wisteria floribunda ou multijuga” que produz cachos de até 45 centímetros de comprimento. 

A glicínia se reproduz muito bem e floresce no início da primavera.  Necessita de solo de boa drenagem e bastante sol direto para se desenvolver e florir. Não é muito exigente com relação ao clima, embora prefira o clima temperado. Sua reprodução ideal é através de estacas de seus galhos. Também se reproduz por sementes o que não é muito aconselhável. Durante o período de floração principalmente, necessita de regas abundantes.


As espécies de glicínias se adaptam muito bem ao solo e ao clima de Campos do Jordão. Acreditamos que foram levadas para lá há mais de cinqüenta anos, por imigrantes japoneses ou famílias de alemães que vieram para esta cidade na metade de século passado, pelo fato de serem grandes admiradores e cultivadores de plantas ornamentais e de flores em geral. 

Cuidado, a glicínia é uma planta tóxica e deve ficar fora do alcance de crianças pequenas e animais domésticos. Multiplica-se por estaquia e por sementes.
  

Classificação:
Nome científico: Wistéria sp
Nome popular: glicínia, wistéria.
Família:  leguminosas
Divisão: Angiospermae
Origem: China, Japão
Ciclo de vida: perene.

Espécies segundo a wikipédia



São lindas, esplendorosas, amo as glicinias

Nenhum comentário:

Postar um comentário