segunda-feira, 16 de abril de 2012

A RAINHA DAS FADAS QUE HABITA NESTE JARDIM.

A RAINHA DAS FADAS QUE HABITA NESTE JARDIM.



Eu nunca ví uma fada, aliás nunca vi nada de sobrenatural mas isto não quer dizer que eu não acredite neles ou que não existem realmente. Afirmei há algum tempo que a imagem acima pertencia à uma rainha fada que habita o Jardim de Agharta. Como o Jardim de Agharta é um lugar virtual, fruto de minha imaginação achei que poderia ser apropriado dar-lhe uma governante real, uma rainha das fadas. Abaixo segue alguns dados sobre estes seres para nosso conhecimento e apreciação.




Sobre as fadas


O nome em inglês das fadas "faeries", provavelmente é uma combinação de "fae" vinda da palavra "friend' 9amigo, em inglês) e "eire", vinda de "green (verde) significando, "Amigo Verde (Green Friend). As primeiras histórias de fadas mostram que elas eram, de início, as personagens que levavam presentes aos recém-nascidos.
Fadas podem ser vistas claramente apenas por animais e raramente por humanos, e se alguém tiver essa sorte, poderá, ao menos, ter visto rapidamente uma fada. Mas há algumas poucas exceções, entretanto. A primeira delas é quando uma fada usa uma técnica mágica, o glamour, para mudar a sua aparência física e assim, poder se mostrar aos humanos. A segunda chance é de vê-las dançando e cantando num ritual que acontece no verão, no dia emque o sol está no ponto mais alto do céu. A terceira chance de se ver uma fada através de uma pedra que tenha sido furada ao meio pela força da água.
O reino das fadas é comandado pela Rainha Titânia e seu consorte Príncipe Oberon.
O folclore gaélico dá muita importância às fadas, tanto nas lendas como nas músicas. A crença nas fadas invadiu também as lendas celtas. Na Escócia, houve um famoso incidente em que três mortais, Thomas the Rymer, Tam Lim e o padre Robert Kirk, autor do livro 
O Segredo do povo dos Elfos, Faunos e Fadas, foram levados à Terra das Fadas. Existem algumas hipóteses sobre a origem das fadas:
1.Que elas tenham sido formadoras de uma raça, de estatura menor que a dos humanos e que moravam abaixo da superfície;
2.Alguns dizem que elas são anjos caídos, que foram expulsas do céu, após se negarem a cumprir uma ordem;
3.As fadas também são vistas como espíritos dos ancestrais;
4.São consideradas também Deuses Antigos, que diminuíram de estatura por não aceitarem a Igreja Católica.
Mas as fadas fazem parte do imaginário popular graças aos contos e histórias de autores como os irmãos Grimm. Nestas histórias, elas têm papel decisivo, muitas vezes auxiliando o protagonista ou lhe concedendo uma graça que ele jamais poderia alcançar por si.


*****************
Agora, acho que é o momento de dar um nome a esta fada rainha, aceitarei sugestões através do email: joselia.oliveira@gmail.com

Um comentário: