terça-feira, 10 de janeiro de 2012

NIGELLA DAMASCENA - Nigella-dos-trigos (cabelo de vênus)

nigella_damascena
Imagem: www.plantassonya.com.br

http://www.naturalmedicinalherbs.net/

http://theseedsite.co.uk/profile504.html
MUITO BELA ESTA FLOR!

Nigella damascena é uma elegante planta anual, atingindo cerca de 18 "de altura, com caules simples ou ramificados com uma única flor no final, no verão. As flores são geralmente azuis, mas pode ser branca ou rosa. A cor se intensifica à medida que envelhecem. As sementes, em algumas espécies possuem vagens decorativas que às vezes são cultivadas por esta qualidade. 

Esta planta é anual, e pertence à família dos ranúnculos (Ranunculae). Suas flores tem cores variadas, passando do branco ao rosa, azul ao violeta, mas podem ter dois tons em uma mesma flor, como rosa e branca ou branca e azul, por exemplo. As folhas são bem finas e espalhadas, dando a impressão de formar uma espécie de nuvem arredondada, nuvem da qual parecem surgir as flores. 

As folhas, falando de uma forma simples, lembram as da erva-doce, e as flores, depois de colhidas duram muitos dias, e mesmo depois de secas demoram a perder o colorido. Ao toque as pétalas das flores lembram papel de seda, mesmo quando frescas.

As flores são hermafroditas e polinizadas por abelhas. Dá-se bem em quase qualquer tipo de solo – apesar de preferirem solos arenosos -, desde que bem drenados, mas necessitam de umidade constante e sol direto para um bom desenvolvimento. A rega deve ser constante mas nunca até encharcar. A planta resiste bem a altas temperaturas, mas não suporta geadas, precisando de proteção no inverno.

Assim que as flores morrem, começam a se formar os frutos, grandes e ovalados, com separações em gomos verticais. Eles são quase que totalmente ocos, mantendo a mesma forma e proporção até secarem completamente. Quando secos começam a abrir-se vagarosamente, deixando à mostra as sementes. Para que as sementes não se espalhem para lugares indesejados, estas cápsulas que as contém devem ser colhidas e as sementes retiradas para uma futura semeadura no local desejado.
As sementes são de um bom tamanho, negras, e podem ser usadas como condimento, lembrando o sabor da noz moscada. Lendo por aí, estas mesmas sementes poderiam ter uso medicinal como expectorante. O óleo essencial extraído das sementes é usado na perfumaria e na fabricação de cosméticos como batons.



Classificação botânica


Nigella damascenaNigela-dos-trigos
____________________________________

Tipo:

Anual
Altura:18 "(45cm)
Florescimento Time:Verão
Cor da flor:Branco, rosa, lilás, azul
____________________________________

Classificação botânica:

Classe:

Angiospermas (Angiospermas)
Subclasse:Dicotyledonae (Dicotiledôneas)
Superordem:Magnoliidae (Magnolia Superordem)
Ordem:Ranunculales (Ordem Buttercup)
Família:Ranunculaceae (Família Buttercup)
Género:Nigella (Nigella)
Espécies:damascena (de Damasco)




www.plantasonia.com.br

Um comentário:

  1. Minhas saudações da França! Depois de visitar seu blog, eu não poderia deixar sem colocar um comentário.
    Quero parabenizá-lo no seu blog!
    Talvez eu teria a oportunidade de recebê-lo na minha também!
    Meu blog é em francês, mas à direita é o tradutor do Google!
    bom dia
    cordialmente
    Chris
    http://sweetmelody87.blogspot.com/

    ResponderExcluir