domingo, 25 de dezembro de 2011

O ACER E SUAS LINDAS FORMAS E CORES



japanese-maple-tree-chuck-roderique
red-maple-tree1

Large Maple Tree in Autumn Bass Lake, North Carolina





Ácer-japonês




Eu amo esta árvore, o ácer e sua capacidade de se vestir das nuances do laranja ao vermelho no outono.  Na primavera estão verdinhas, o tempo vai passando e elas vão mudando seus tons até chegar a este tom avermelhado, lindo. Com elas não há como errar a estação, vermelho=outono.

O ácer ou bordo (sinônimo) é uma árvore (ou arbusto) do gênero Acer. Existem aproximadamente 125 espécies, a maioria das quais são nativas da Ásia, mas várias espécies também ocorrem na Europa, África setentrional e América do Norte.
As diferentes espécies de bordo ou são classificadas numa família própria, a Aceraceae, ou (juntamente com a Hippocastanaceae) incluídas na família Sapindaceae. Classificações modernas, incluindo a classificação do Grupo de Filogenia de Angiospermas, favorecem a inclusão em Sapindaceae.
A palavra ácer deriva de uma palavra latina que significa "agudo" (referindo-se às pontas características das folhas) e foi empregada pela primeira vez para o género pelo botânico francês Joseph Pitton de Tournefort em 1700 .
Da seiva da árvore é produzido o xarope de bordo ou xarope de ácer, consumido principalmente com torradas, panquecas e rabanadas. Além do xarope, também a madeira é amplamente utilizada. 
A madeira do bordo é uma das mais utilizadas no fabrico de instrumentos musicais, principalmente de baterias, braços de guitarras e baixos eléctricos. A sua abundância, timbre cristalino e definido e dureza tornam-na ideal para tal.
bandeira do Canadá apresenta uma folha vermelha de bordo estilizada, a qual é um proeminente símbolo nacional. A folha de bordo também é o símbolo do jogo online MapleStory da Wizet e Nexon.
Devido à sua floração ocorrer logo no início da primavera, alguns bordos se tornam uma importante fonte de pólen e néctar para as abelhas nesse período. Embora cada flor sua seja pequena, o efeito de uma árvore inteira florida pode ser espantoso em algumas espécies.














Nenhum comentário:

Postar um comentário