sábado, 12 de novembro de 2011

Achilea milefolium (novalgina)

File: 1482 - Nationalpark Hohe Tauern - Flowers.JPG
Autor da foto : Andrew Bossi
File: Achilla millefolium bluete.jpg

Autor : Kristian Peters
File: Achillea (cultivar) 01.JPG
Autor : Kor! An (Корзун Андрей)


File: Onbekend em Barcelona 15-05-2009 16-24-58.jpg
Autor : Paul Hermans

File: Schafgarbenblatt oben makro.jpg
Detalhe da folha : Autor : Krümelomat
File: Achillea millefolium 01.JPG
Autor : Enrico Blasutto

Mil folhas, em inglês: Yarrow,  é uma erva muito útil . É uma planta muito resistente que prospera em quase todo o solo. A cor de suas  flores pode variar do branco ao rosa para amarelo e as cores diferentes podem ser encontrados lado a lado.  A planta tem sido usada desde tempos antigos para curar feridas e seu óleo essencial possui propriedades anti-inflamatórias. Quando tomado internamente aumenta a transpiração e funciona bem para reduzir a febre e aliviar resfriados. 

Aplicação externa é benéfica para as feridas, úlceras e hemorragias nasais e acredita-se para baixar a pressão arterial e aliviar a indigestão. Folhas jovens podem ser usados ​​ em saladas e outros pratos. Seu nome latino é derivado do herói grego Aquiles, que usou a planta para curar seus soldados feridos durante a Guerra de Tróia; seu uso como um remédio para feridas de guerra é refletido em muitos dos seus nomes comuns. Outro uso foi  pendurar um monte de yarrow sobre a entrada ou sobre o berço de um bebê no Solstício de Verão para garantir a boa saúde no ano que vem. Os Druidas e os antigos chineses usavam para fins divinatórios. 


Na culinária 
Foi utilizada popularmente como alimento no século XVII. As folhas mais tenras eram usadas em cosidos e  sopas, com sabor parecido ao espinafre, é adocicado e ligeiramente amargo. As folhas secas podem ser usadas como tempero.

Época de florescimento
Suas flores se formam na primavera-verão. Há diversas variedades naturais e hortícolas destacando-se: “Kelway” de flores vermelhas, “Rosa-rubra” de flores rosa-escuras, entre várias outras, com diferentes folhas e flores.
A planta aprecia bem o frio.


Como cuidar: Cultivada com sucesso em bordaduras de canteiros bem como em maciços amplos. 

Como reproduzir: Multiplica-se por sementes e mudas.


Fontes do texto : http://www.cultivando.com.br/, wikipédia, http://plantsbulbs.suite101.com/

Os arquivos das fotos estão licenciados sob a Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported licença.



Nenhum comentário:

Postar um comentário