sexta-feira, 14 de outubro de 2011

RESERVA ECOLÓGICA SERRA DOS CAVALOS EM CARUARU - PE.







Mata atlântica

Açude

Açude

Restaurante Diamante da Serra

Restaurante Diamante da Serra (ao longe a cidade de Caruaru

Açude


O Parque João Vasconcelos Sobrinho, situado na Serra dos Cavalos, reserva de preservação permanente no Capítulo de Meio Ambiente da Lei Orgânica Municipal, com uma altitude máxima em torno de 900 metros, compõe uma área de brejo medindo 359 ha. reconhecida pela UNESCO, através do Bureau da França como RESERVA DA BIOSFERA DA MATA ATLÂNTICA, é internacionalmente reconhecido pela riqueza de sua fauna e flora, registrando inclusive a presença de espécies raras vegetais e animais. A área é classificada como brejo de altitude,  contém 5 açudes provenientes de nascentes localizadas na própria reserva que auxiliam no abastecimento da cidade de Caruaru. A vegetação consiste de capoeiras, fruteiras, cultivos comerciais e de subsistência. Como atrativos turísticos possui mirantes naturais e trilhas usadas pelos amantes da natureza. Pelo seu relevante valor científico, atualmente, 15 grupos de pesquisa desenvolvem estudos no local, analisando, por exemplo, a existência e o comportamento de espécies como morcegos, tartarugas, cobras e insetos.

A reserva é muito bela e de suprema importância para a sobrevivência das pessoas que estão nas vizinhanças porque suas lagoas são a única fonte de água potável para o abastecimento de suas residências. Ainda bem que foi transformada em reserva embora tenha que haver vigilância permanente para prevenir a depredação pelos próprios humanos que se beneficiam de suas águas e de sua capacidade de tornar o clima mais ameno na região que nos vales é clima de caatinga.


Entre as fotos foram incluídas duas do restaurante Diamante da Serra onde os visitantes desta reserva podem fazer um parada para o descanso e uma refeição. 

3 comentários:

  1. Maravilhoso! Os amantes da natureza do IV Batalhão estarão, se Deus assim permitir, na próxima quarta-feira, dia 14 Nov 12, entrando mata adentro com finalidade de curtir, de apreciar e se aventurar com os encantos que a nossa mata atlântica nos proporciona. Sargento R. Silva

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em saber de pessoas que amam a natureza! Aproveitem a oportunidade para apreciar e agradecer a generosidade da mãe terra.

    ResponderExcluir
  3. A reserva é muito bonita. Soube através de uma m aiga que tem um parente na região. Vim conferir as fotos aqui. Vou reunir a Turma dos Caminhantes(Face) para ir até à serra. Obrigado. Mauricio GomesA

    ResponderExcluir