domingo, 16 de outubro de 2011

Parque Estadual de Ibitipoca



Janela do céu - Ibitipoca MG
Foto William Chang

Foto: google images

Foto: Ivana Carvalho
Foto: http://luisimpa..br

O Parque Estadual do Ibitipoca é um parque florestal do estado brasileiro de Minas Gerais, localizado no município de Lima Duarte. Com uma área de 1488 hectares, está situado a três quilômetros do arraial de Conceição do Ibitipoca, que se sustenta com o turismo atraido pelo parque. Criado em 4 de julho de 1973, é administrado pelo Instituto Estadual de Florestas. O ingresso no parque é pago e está limitado a 300 visitantes por dia durante a semana e 800 visitantes nos fins de semanas e feriados. É permitido acampar dentro do parque, mas este também é limitado a um certo número de visitantes pela administração e em área determinada pela administração. A área de camping possui infra-estrutura de restaurante, lanchonete e banheiros.


O clima é tropical de altitude, com verões amenos e chuvosos sendo novembro, dezembro e janeiro os mais chuvosos e inverno seco, com os meses de junho, julho e agosto os meses mais secos. O parque apresenta boa infraestrutura para os visitantes e está sobre um afloramento de Quartzito sobre o qual se desenvolve um solo (Cambissolo) pouco profundo constituido principalmente de Matéria orgânica e areia (areno-quartzosos) formada pela erosão da rocha, por isto grande parte da vegetação é xerófita, isto é, constituido de gramíneas e herbácias de baixo porte. Nas regiões onde o solo tem pouca profundidade é arbustos, cactos e Bromélias, caracterizável como um típico campo rupestre. Os rios do parque apresentam cor de caramelo devido ao alto teor de matéria orgânica.



JANELA DO CÉU - IBITIPOCA-MG
FOTO DE WILLIAM CHANG

FFFOTOFOTO : WIKIPÉDIA
FOTO : STARMAN79 (PANORAMIO)

FOTO : STARMAN79 (PANORAMIO)

FOTO : STARMAN79 (PANORAMIO)

FOTFOTO : LEANDRO DURÃES (PANORAMIO)

FOTO : LEANDRO DURÃES (PANORÂMIO)


FOTO : odeliriodabruxa.blogspot.com

Suas principais atrações são as grutas, montanhas e cachoeiras. O ponto mais alto do parque é conhecido como Pico da Lombada e está a pouco mais de 1800 m em relação ao nível do mar. Alguns pontos turísticos do parque: Janela do Céu, Cachoerinha, Pico do pião, Cruzeiro, Lago dos Espelhos, Cachoeira dos Macacos, Cachoeira da Pedra Quadrada. O passeio no parque é caracterizado por longas caminhadas - o passeio de ida e volta até a Janela do Céu, por exemplo, totaliza cerca de 13 km. A Cachoeirinha fica a 7 km da área de camping. O Pico da Lombada tem uma característica interessante: dele consegue-se ter visão para o horizonte de 360 graus. Em qualquer direção que se olhe, será visualizado o horizonte, pois nenhuma montanha ao redor faz barreira à visão.


O acesso ao parque é feito por uma estrada com cerca de 27 km a partir da rodovia BR-267 em Lima Duarte até o arraial de Conceição de Ibitipoca. Uma parte do trecho é de estrada de terra, mas seu trecho mais íngreme, entre a Fazenda do Engenho e o arraial, é calçado, assim como outros trechos. Do arraial ao parque, percorrem-se mais 3 km em estrada calçada. No período das chuvas, este acesso pode se tornar difícil, já que a manutenção da estrada deixa muito a desejar.


Fonte: wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário