sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O gênero Hoya - a flor de cera

Foto de : Hoya onychoides l ( Mercury ) plant - - (512x384 - 30kB)
http://www.bonanzle.com/booths/wallplant/items/Hoya_onychoides_l___Mercury___plant
Foto de : Hoya Plant (Wax flower) - copyright owned by Hellie1 - (374x500 - 33kB)
http://www.thelensflare.com/gallery/p_hoyaplant_34317.php

As Hoyas são um grupo de plantas pertencentes à família Asclepidaceae, uma família enorme que se espalha pela África e Ásia. São encontrados também na região da Ásia do Norte, da Austrália e China. Centenas de espécies existem, mas apenas algumas existem em cultivo. Novas formas de Hoyas ainda estão sendo descobertas hoje nas selvas da Ásia.

Hoyas são predominantemente trepadeiras ou vinhas crescendo em troncos de árvores ou paredes rochosas.  Crescem a um ritmo acelerado e desenvolvem botões florais à medida que crescem. 

Os botões florais são bastante originais, se desenvolvem em forma de cone que pode ou não  produzir flores quando maduro. Este cone tem a capacidade para produzir vários conjuntos de flores em uma temporada e reflorescer por vários anos do mesmo cone.

Hoyas são facilmente cultivadas em uma grande variedade de climas que vão do tropical ao muito frio. Algumas variedades podem sobreviver em áreas geladas se elas forem cobertas. Os ambientes ideais de crescimento são sob a sombra das árvores ou em áreas cobertas como pátios,  e outros espaços parcialmente fechados. 

Os requisitos de iluminação são de 40% a 75% de sombra. Luz solar excessiva não irá prejudicar mais as Hoyas, mas fará com que a planta se torne muito amarelada e pode danificar algumas folhas. Entretanto, a H. australis pode florescer muito melhor em pleno sol do que na sombra. Se o local onde está plantada a sua Hoya for muito escuro ela vai crescer muito bem, mas pode não florir.

Muitas espécies de Hoyas irão crescer bem como plantas de interior, mas apenas algumas são capazes de florescer em condições de pouca luz, a espécie H. bella e H. lacunosa são as melhores espécies de interior e ambas são muito perfumadas. Muitas Hoyas têm fragrância muito boa e algumas, como H. lacunosa podem perfumar uma casa inteira.



Aprecie o florescimento desta hoya


Nenhum comentário:

Postar um comentário