quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Medinilla magníica: Flor exótica e espalhafatosa

colunas.casaejardim.globo.com./cheirodemato
Foto: www.sandra65.blogspot.com
colunas.casaejardim.globo.com./cheirodemato
Foto: José Roberto Almeida Valente
Foto :http://www.et.hs-wismar.de/~thiel/




Hoje deparei-me com esta planta que me chamou a atenção. Mesmo que sua floração seja chamativa e possa ser considerada bonita, o conjunto de folhas enormes e um cacho de flor que mais parece um cacho de uvas, no meu entender não combina muito com um jarro no interior de uma casa. Acho mais apropriada para um maciço  plantado num jardim bastante espaçoso que certamente será um espetáculo para os olhos.




Foto: www.plantayflor.blogspot.com


Foto: www.plantayflor.blogspot.com


Foto: www.plantayflor.blogspot.com


Foto: www.plantayflor.blogspot.com



Foto: www.sandra65.blogspot.com



Classificação


Planta arbustiva, semi-lenhosa.

NOME CIENTÍFICOMedinilla magnifica.



NOME POPULAR : uva rosa

FAMÍLIA: Malastomataceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Filipinas

PORTE: De crescimento lento pode atingir 2 metros de altura.


FOLHAS: Verde-escuras, brilhantes  e com nervuras bem definidas.

Detalhe da folha (foto de Mário Franco)
 FLORES: Surgem na primavera e verão, são pendentes, longas e duráveis,  chegam a atingir 30 cm de comprimento, as brácteas e flores rosas em forma de cacho parece um cacho de uvas, daí seu nome popular: “uva-rosa”


LUMINOSIDADE: Meia-sombra


ÁGUA : manter o substrato sempre úmido mas não encharcado



CLIMA : não tolera frio intenso

PODA: Devido seu crescimento lento praticamente não necessita de podas.

CULTIVO: Em solo com bastante matéria orgânica.

FERTILIZAÇÃO: Para se obter floradas espetaculares e folhas viçosas fazer adubo
orgânico na primavera e verão.

UTILIZAÇÃO: Vai bem em vasos, isolada ou em grupos.


PROPAGAÇÃO : por sementes e por estacas


Características
A medinila é uma planta arbustiva, de textura semi-lenhosa e florescimento ornamental. Seus ramos são quadrangulares, alados, frágeis, pouco ramificados e eretos. Eles crescem lentamente e podem atingir até 2 metros de altura. As folhas são sésseis, opostas, grandes, verde-escuras, cerosas, brilhantes e com nervuras claras e bem marcadas. As inflorescências pendentes, surgem na primavera e verão e são muito duráveis. Longas, elas chegam a 30 cm de comprimento, e apresentam brácteas e flores róseas dispostas em cachos, como se fossem uvas, o que lhe rendeu o nome popular "uva-rosa".
A medinila pode ser utilizada isolada ou em grupos. Ela é perfeita para compor conjuntos com outras plantas tropicais, como alpínias, helicônias, gengibres, formando suaves contrastes de texturas e cores. Por ser uma planta vistosa, mas ainda rara e exótica, causa impacto aos espectadores de sua beleza e tem sido utilizada em jardins contemporâneos e tropicais. Como seu crescimento é demasiado lento, ela necessita pouca manutenção e podas. Curiosamente, as medinilas são muitas vezes encontradas epífitas (sobre as árvores) nas Filipinas, seu local de origem.
Devem ser cultivadas sob meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e mantido úmido. Não tolera o frio intenso ou encharcamentos. Necessita ao menos 4 horas diárias de luminosidade indireta pela manhã ou pela tarde para que floresça satisfatoriamente. Planta tipicamente tropical, a medinila aprecia a umidade ambiental e pode ser plantada no litoral, em estufas úmidas ou em ambientes internos. Adubações orgânicas mensais na primavera e verão estimulam uma folhagem vigorosa e florações intensas. Multiplica-se por sementes ou estacas.
Autora: Raquel Patro

Nenhum comentário:

Postar um comentário