quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Exposição Mundial de Horticultura de Kunming -2011





O parque da Expo Mundial de Horticultura é novo pólo turístico da cidade de Kunming. Foi erguido em três anos e tem como principais edificações o Pagode de Changan, o Portão de Guangyun, o Pavilhão da Natureza e o Pavilhão da Criatividade.



Do lado de fora do parque de 417 hectares de área, avistamos a magnitude do Pagode de Changan, no alto da Montanha de Zhongnan. O pagode de sete andares e 99 metros de altura é um dos destaques do espaço. Lá do topo é possível ter uma visão panorâmica de todo o complexo. O pagode combina a arquitetura tradicional da Dinastia de Tang a elementos modernos. Ao falar do pagode, a arquiteta Zhang Jingqiu revelou:
"Na exposição de horticultura mostraremos ao público mais do que boas casas, flores e plantas bonitas e paisagem pitoresca. Queremos demonstrar nosso pensamento de harmonia entre homem e natureza. Ao passear pelo pagode, os visitantes se sentirão mais integrados à natureza."
O pagode é todo iluminado por lâmpadas multicoloridas que foram ligadas em 17 de janeiro, e que assim permanecerão até o final do evento, em 22 de outubro. Os visitantes não escondem o entusiasmo com os diferentes efeitos provocados pelas luzes.
 De noite, ele vai refletir sobre todo o parque um brilho colorido!"


Outra arquitetura marcante é a do Portão de Guangyun, a entrada principal da exposição. Apesar de ser chamada de portão, a obra mais se parece a uma ponte. A entrada de 60 metros de largura permite o fluxo de até 20 mil pessoas por hora. O empreiteiro Dong Huantao, responsável pela construção do portão e também do "Ninho de Pássaros", principal estádio dos Jogos Olímpicos de Beijing, disse à reportagem:
"O Portão de Guangyun é composta por duas partes. Em baixo da ponte é a estrutura em forma irregular de concreto, em cima é a estrutura regular de aço. As duas partes são interligadas por uma série de estruturas para constituir um conjunto."
Ao atravessar o portão, o visitante dá de cara com o Pavilhão da Criatividade, muito especial por parecer uma obra de arte esculpida em bronze e cravejada de diamantes, efeito provocado pela utilização de cacos de vidro. O engenheiro-geral da exposição, Dong Huan, nos contou detalhes sobre a obra.
"Daqui você pode observar o Pagode de Changan, o Monte de Qinlin e a paisagem do lado oposto do lago. Há dois pisos dentro do pavilhão que são interligados por um declive largo, capaz de comportar um carro. No pavilhão serão expostos alguns produtos de tecnologia de ponta, como é o caso do chamado 'túnel do tempo', onde mostraremos legumes e plantas nunca vistos antes."
À beira do Lago de Jinxiu, localizado no parque, o visitante pode ainda contemplar a arquitetura cristalina do Pavilhão da Natureza, onde serão exibidas plantas raras e maquetes dos ecossistemas de diferentes lugares e faixas climáticas da Terra.
De 28 de abril a 22 de outubro, os olhos de todo o mundo estarão voltados à Expo Mundial de Horticultura Xi'an 2011. Durante o evento, os visitantes vão contemplar a arte do cultivo de hortas e jardins e vivenciar a cultura e história da China, além da sofisticada tecnologia empregada na proteção ambiental e modernização da cidade.

Fontes:

http://portuguese.cri.cn/693/2011/04/27/1s134854.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário