quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Maravilhas da natureza : Cascata Congelada de Velaste - Estônia




A magnífica cascata congelada.

Enquanto no hemisfério sul desfrutamos de um maravilhoso verão, no outro extremo do mundo a situação é muito diferente. Estas  incríveis imagens são da cascata congelada de Velaste na Estônia, e são uma mostra palpável do frio inverno que se vive no norte da Ásia e Europa.

Com uma queda de mais de 20  metros, A casta Velaste é a mais alta da Estônia e uma de seus principais atrativos turísticos durante todo o ano.

As instalações do local incluem uma escada em caracol para chegar até o extremo superior da cascata, uma passarela metálica que serve também como mirante e alguns pequenos postos comerciais.


Quando o inverno é bastante frio, os fortes ventos e as baixíssimas temperaturas chegam a congelar não somente a cascata mas também tudo que está ao seu redor.


O espetáculo é fascinante e assombroso : o lugar muda por completo sua fisionomia, tornado-se como que irreal.
Tudo toma um aspecto de conto de fadas, como pode ser observado no vídeo. 

A água e tudo que está ao redor da cascata ficam cobertos de gelo. A Cascata Velaste, é a maior da Estônia já que tem uma altura aproximada de 25 metros.

As construções congeladas parecem verdadeiras esculturas de gelo. As estalactites  presente por toda parte, contribuem para trazer um toque mágico ao lugar.

A cascata  de Velaste é uma catarata artificial situada no Condado de Ida-Viru, no norte da Estônia.

É a cascata mais alta dos países bálticos  cuja altura continua aumentando devido à erosão ocasionada pela própria corrente de água.

Se formou na década  de 1970 como consecquência  de unas obras de drenagem, e se converteu em uma  grande atração turística já que se congela de maneira espetacular durante o inverno.

Para melhor apreciar o espetáculo foi construído de frente para ela um mirante especial ao qual se chega por meio de escadas em caracol de aspecto rústico. 

A catarata foi declarada patrimônio natural e símbolo nacional pela  Academia de Ciências da Estônia en 1996.
O vídeo abaixo mostra vários aspectos incrívelmente belos desta cascata. 
 

Fonte:http://www.taringa.net/posts/imagenes/1508481/Impresionante-catarata-congelada.html
http://www.kurt-cobain.net/f12/la-cascada-congelada-de-valaste-4763/
Tradução do espanhol : a autora do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário