quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Lodhi Gardens (Delhi)









Lodhi Gardens é um dos mais agradáveis ​​espaços verdes em Delhi - com algumas árvores marcadas para ajudar os visitantes do exterior a se familiarizar com a flora indiana. A área foi usada como um túmulo  para (pré-Mughal) Deli Sayyid e governantes Lodhi. Túmulo de Mohammad Shar (1450) pode ser visto como um antecessor para a arquitetura da tumba de Humayun.

O túmulo de Sikander Lodhi (1571) está situado dentro de um recinto amuralhado e claramente relacionado com o jardim do túmulo de Humayun. Os mausoléus parecem ter sido colocados, anteriormente, numa paisagem aberta, de um modo semelhante aos antigos templos gregos.

  A construção de túmulos monumentais vai contra os princípios do Islã e é provável que os Sultãos Turcos de Delhi tenham trazido a idéia da Pérsia para a Índia. Lodhi Gardens são, portanto, um bom lugar para refletir sobre as origens do projeto do jardim Mughal.

 No século XIX os túmulos foram ocupadas por posseiros. Depois que a terra passou para a propriedade do Levantamento Arqueológico da Índia (ASI) os ocupantes foram transferidos, e o lugar passou a ser  tratado como um parque público.
  
Os monumentos medievais e as coberturas verdes dos jardins oferecem uma atmosfera calma para os visitantes do lugar. Estes jardins foram  reformulados em 1968 por JA Stein e Eckbo Garret os quais deram a  este jardim sua visão paisagística atual.

No centro do jardim encontra-se o Gumbad Bara. Não é um túmulo, mas sim um portão em forma de cúpula que serve como porta de entrada para a Mesquita de três cúpulas dentro das instalações dos Jardins Lodhi. A  mesquita  foi construídos em 1494 AD durante o reinado de Sikander Lodhi.

  Como a história ainda está por ser desdobrada, apenas foram encontrados poucos sepultamentos de uma família, cuja identidade os historiadores ainda não sabem. Esses túmulos têm outra estrutura construída sobre eles, chamado de Gumbad Sheesh, o qual fica em frente ao Gumbad Bara.
 
O antigo curso do rio Yamuna ainda é ali encontrado, próximo ao túmulo de Sikender Lodhi no Jardim Lodhi. Próximo ao túmulo de Sikender fica o Athpula ou a Ponte Oito Piered. Este é um dos últimos monumentos construídos pelos Mughals na Índia durante o reinado de Akbar o grande.
 
Fonte: http://www.gardenvisit.com/garden/lodi_garden-lodhi_gardens 
http://www.roseindia.net/travel/india/delhi/lodhi-garden-delhi.shtml
e Google Images.

Nenhum comentário:

Postar um comentário