quinta-feira, 14 de julho de 2011

Trepadeira flor de jade


Foto 1
A flor de Jade é uma trepadeira exuberante, considerada a mais bela do Mundo, descoberta na década de 50 na Indonésia e desenvolvida no Jardim Botânico daquele país, trazida para o Brasil por Burle Max, muito rara, com crescimento vigoroso, sua floração é absurdamente linda. 

Possui ramos lenhosos e pode alcançar muitos metros de altura dependendo do suporte em que se encontra.  Floresce na primavera e verão, com a formação de longas inflorescências axilares. As flores apresentam o formato de garras (unhas) invertidas, com um brilho perolado espetacular e uma coloração entre o verde e o azul, sendo comparada com as pedras preciosas jade, água-marinha e esmeralda.

É uma planta excelente para cobrir estruturas fortes como pérgolas devido ao fato de que suas inflorescências produzem um belo efeito visual porque ficam pendentes dos ramos. Em outros tipos de suportes, como cercas e treliças não é possível apreciar este belíssimo efeito. Devido á quantidade e exuberância das folhas, fornece sombra agradável o ano todo e suas flores atraem beija-flores. 

As podas podem ser realizadas para contenção do crescimento e renovação da folhagem. Uma curiosidade: Nas Filipinas o polinizador natural da trepadeira-jade são os morcegos.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, irrigado a intervalos regulares. Adubações anuais na primavera ou verão estimulam florações mais abundantes. Aprecia a umidade e o calor. Não é tolerante ao frio intenso, devendo ser cultivada em regiões de clima mais quente. Multiplica-se por sementes, estaquia, alporquia e mergulhia.

Nome Científico: Strongylodon macrobotrys  
Nome Popular: Trepadeira-jade, trepadeira-filipina  
Família: Fabaceae  
Divisão: Angiospermae  
Origem: Filipinas  
Ciclo de Vida: Perene


Trepadeira Jade Vermelha ?


Foto 7
    Por mais contraditório que pareça existe outra trepadeira semelhante à trepadeira jade mas que possui flores de coloração vermelho intenso à qual chamam de trepadeira jade vermelha que é nativa da Papua Nova Guiné mas pertence ao gênero Mucuna e à família das leguminosas.

    O gênero Mucuna reúne aproximadamente uma centena de espécies entre arbustos e trepadeiras com ramos geralmente de consistência mole e de crescimento rápido. Ocorrem principalmente em regiões tropicais e subtropicais nos dois hemisférios.

    As mucunas produzem flores vistosas geralmente em cachos pendentes seguidas de vagens recobertas de microscópicos pêlos extremamente irritantes em contato com a pele. 

    Nome científico: Mucuna Bennettii, F. Muell
                                 Mucuna  novo-guineense, Scheff
    Nome popular: jade vermelha ou trepadeira nova Guiné
    Família : leguminosae papilionoideae

    Poucas plantas deste gênero apresentam características ornamentais que justifiquem o seu cultivo em parques e jardins.

    Há porém algumas notáveis excessões. Uma delas é a Mucuna bennettii F. Muell.  denominada por muitos como trepadeira Jade Vermelha. 

    Esta trepadeira originária de Papua-Nova Guiné é de crescimento bastante vigoroso com folhas compostas de três folíolos ovais-alongados bem parecidas com a Trepadeira Jade.

    Suas flores são grandes e de coloração vermelho-escarlate brilhante e reunidas em enormes cachos pendentes de beleza sem igual. 

    Seu efeito decorativo é realçado quando plantada em carramanchões de estrutura bem forte ou pérgolas que suportem o vigor da planta e para que as flores sejam ostentadas de forma pendente.

    O cultivo desta espécie teve início em 1940 pelo Jardim Botânico de Singapura através de sementes coletadas nas florestas de Papua-Nova Guiné e desde então, devido à impressionante beleza de suas flores, passou a ser uma das trepadeiras mais cobiçadas por colecionadores. 

    Ainda neste gênero existe a Mucuna novo-guineensis Scheff. também de grande valor ornamental e com bastante semelhança à Mucuna bennettii causando até certa confusão entre os cultivadores, as principais diferenças são notadas nas flores que na espécie novo-guineensis são mais estreitas e bem mais longas que a bennettii, com coloração mais vermelha.

    Para deixarmos bem definidas as diferenças entre estas 2 fantásticas espécies, nós usamos para a Mucuna novo-guineensis Scheff. o nome de Jade Vermelha de Cachos Compridos, cuja propagação é ainda mais difícil que a Mucuna bennettii e é ainda mais sensível às baixas temperaturas. Devido a estas dificuldades o seu cultivo tornou-se ainda mais raro no Brasil. 

    Devido ao fato de ser nativa de Papua-Nova Guiné, país de clima equatorial com temperaturas médias entre 21 a 32 graus centígrados e chuvas anuais superiores a 2.000 mm., o seu cultivo em regiões com temperaturas e umidade do ar mais baixas fica dificultoso, principalmente durante o inverno quando chega derrubar as folhas de forma acelerada.

    É bem menos resistente ao frio que a trepadeira Jade. Uma dica importante para os interessados em cultivar esta trepadeira é plantar a mesma nos meses mais quentes e estimular o seu crescimento com adubações a curtos intervalos para que a planta já esteja bem desenvolvida quando o inverno chegar.

    Fontes: blog A Beleza de todas as coisas, wikipedia, Dierberger Plantas 


    Foto 1 e 2 : Foto de Ana Barbinot

    Foto 3 : http://fenixartdecor.blogspot.com.br/2011/11/trepadeira-jade-de-este-presente-ao-seu.html

    Foto 5 :http://flores.culturamix.com/flores/trepadeira-jade-uma-especie-exotica




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário