terça-feira, 19 de julho de 2011

Jardim de Ninfa - Itália - O mais belo jardim do mundo


P5250296-2538078178-O
Foto de Roberto Leone

http://slowitaly.yourguidetoitaly.com/2013/05/top-12-most-beautiful-gardens-of-italy/

http://slowitaly.yourguidetoitaly.com/2013/05/top-12-most-beautiful-gardens-of-italy/

http://slowitaly.yourguidetoitaly.com/2013/05/top-12-most-beautiful-gardens-of-italy/

P5250286-2538064345-O
Foto de Roberto Leone
P5250346-2537449474-O
Foto de Roberto Leone

P5250322-2538097923-O
Foto de Roberto Leone
IMG_6607-2537917945-O
Foto de Roberto Leone

P5250262-2538028328-O

Foto de Roberto Leone

P5250285-2538064582-O
FOTOS DO GUGLIELMO de’ MICHELI

img_0209
FOTOS DO GUGLIELMO de’ MICHELI

SONY DSC
Foto de Consuelo Pascolato Blocker

SONY DSC
Foto de Consuelo Pascolato Blocker

SONY DSC
Foto de Consuelo Pascolato Blocker
SONY DSC
Foto de Consuelo Pascolato Blocker
SONY DSC
Foto de Consuelo Pascolato Blocker

SONY DSC
Foto de Consuelo Pascolato Blocker




















File:Ninfa Garden,tower and fall.JPG

Arquivo: Macello ponte Jardim do Ninfa.JPG

Arquivo: Jardim da Ninfa castle.jpg

oasi di ninfa











As ruinas da cidade Ninfa, cujo nome parece derivar de um templo dedicado às ninfas, situado numa ilhota do pequeno lago que já existia durante a época romana é o local onde foi criado o Giardino di Ninfa.

Esta cidade era um pequeno vilarejo agrícola perto da via Apia.  A partir do século VIII a propriedade passa por vários donos, sendo alvo de disputa entre os papas e os nobres durante muito tempo.

A história de Ninfa começa em 741 e atingiu o ápice em 1297. Em 1369 Ninfa foi comprada por Caetani de Fondi. Onorato I pagou as dívidas acumuladas pelos predecessores e fez algumas restaurações, glória que durou pouco porque em Fevereiro de 1382 a cidade foi totalmente destruída e jamais reconstruída.

Depois, a malária deu conta de exterminar os poucos camponeses que restaram no local. E de Ninfa ficaram só as lembranças e o apelido de “a Pompeia da Idade Média”, no século XIX.


Somente em 1921 Gelásio Caetani iniciou a limpeza da área e a restauração das ruínas de Ninfa para construir sua residência de verão. Sua mãe Ada Wilbraham que já havia construído um jardim botânico  em Fogliano, começou a plantar diferentes espécies botânicas que trazia de suas viagens ao exterior. As plantas se desenvolveram bem devido ao clima favorável de Ninfa, com chuvas frequentes.

O que torna este jardim de uma beleza diferente é o fato de que está distribuído entre ruínas verdadeiras de uma cidade medieval e é ao mesmo tempo um jardim criado ao estilo inglês o que combina seu design displicente buscando ser o mais natural possível, com as ruínas que já lá existiam muito antes.

O jardim, do tamanho de oito hectares, é um jardim interno de  mais de mil plantas e é atravessado por inúmeros fluxos de irrigação, bem como pelo rio Ninfa. O rio tem a sua origem no lago homônimo e outros fluxos d`água  por mais de 30 km  até que deságua no rio Sisto; vive em suas águas a truta macrostigma , também conhecida como a truta ninfa, importada pelos romanos e ameaçadas de extinção.
 
Perto da igreja de San Giovanni é possível observar uma nogueira , várias árvores de maçã ornamental , um bordo japonês folha rosa, uma faia  e um  pinheiro branco com folhas em prata. 

Na parte de trás da igreja de Santa Maria Maggiore uma bignoniácea amarela, um grupo de yucca e várias roseiras , enquanto na fachada principal tem um coggygria Cotinus , árvore também chamada de nevoeiro, com inflorescências de jaqueta rosa para baixo semelhante a algodão doce e um Cedar cujo corpo está descansando em uma Tillandsia. O cedar é planta sem raízes que se alimenta da " umidade'' do ar. 

  Ao longo da avenida de ciprestes de Erythrina crista-galli , flores coloridas scarlet - como aves tropicais, enquanto ao longo da estrada de alfazemas, de drooping cerejeiras , um pinheiro do Himalaia, a bananeira , uma árvore de pinho e uma Acácia da América do Sul.
  
Na área dedicada ao jardim de rocha estão plantados Iberis , Eschscholzia , verônica, Alyssum , Columbine , Dianthus e romãs anãs. 

Perto da ponte do matadouro podem ser apreciadas as armandii clematis, flores em roxo, hortênsias, maples, um álamo. Continuando ao longo do rio você vai encontrar um bosque de árvores de avelã , um saccharinum acer e tulipifera Liriodendron , também conhecida como a árvore de tulipa. 

Nas proximidades de uma ponte romana temos a Photinia serrulata , jasmim , glicínias , e antes de chegar à ponte de madeira, um grupo de bambu da China . 

Na ponte de madeira está plantada uma mangueira, típica de ambientes fluviais no Brasil,  o papiro , um cedro e uma casuarina muito fina, vinda da Austrália. Na antiga Câmara Municipal temos uma Lonicera involucrata , enquanto na frente do castelo uma Magnólia stellata.
 
Desde 1976 , em uma área de cerca de 1.800 hectares em torno do jardim, foi criado um oásis pela ONG WWF,  a qual tem como objetivo proteger a vida selvagem na área de Ninfa: foi feito um sistema florestal e um sistema de áreas úmidas para facilitar o descanso e nidificação dos  pássaros e, ao mesmo tempo que tentaram recriar, em uma área de quinze hectares, a vegetação típica da região, nomeadamente  as zonas úmidas , existentes até os anos trinta, foram totalmente drenadas. 

Ainda se podem reconhecer os muros, as casas e a igreja onde aliás foi consagrado papa Rolando Bandinelli , o papa Alexandre III. 


Mais tarde, Roffredo Caetani e sua mulher Marguerite Chapin continuaram a ampliação do jardim. Marguerite Chapin e sua filha Lélia Caetani, durante os anos 30 deram ao jardim uma estrutura de jardim inglês.

Ninfa hospedou figuras proeminentes como o poeta Gabriele D`Anúnzio e o escritor Boris Pasternack Leonidovich, autor do romance Doutor Jivago. em 1935, recebeu Benito Mussolini. Lélia Caetani, sem herdeiros foi a última representante da família Caetani que se extinguiu depois de mais de 700 anos. 

Entretanto, antes de morrer em 1977, Lélia iniciou uma fundação chamada Roffredo Caetani que ainda hoje cuida do jardim. Em 1976, em torno do jardim foi estabelecido um oásis da ONG WWF em apoio  à flora e à fauna para evitar seu desaparecimento pelo retorno dos pântanos.

Em 2000 a área de Ninfa foi declarada monumento natural e o jardim foi considerado pelo The New York Times como o mais belo do mundo.

O jardim de Ninfa fica aberto ao público do primeiro sábado e domingo de Abril até Outubro neste período, o jardim é visitado por cerca de 50 mil turistas.

A área está localizada sob a trajetória de uma das principais rotas migratórias de aves, a partir dos países africanos , movendo-se para diferentes áreas da Europa. Após a criação do oásis, na área foram registradas chegadas de marrecos , patos selvagens , gadwalls , garças , quero-queros , e algumas espécies de aves de rapina.  

Fontes : 
http://fr.wikipedia.org/wiki/Jardin_de_Ninfa
http://www.viajandaunblog.pop.com.br 
http://www.fondazionecaetani.org/gallery.php?s_IDPAGINA=CASTELLO#prettyPhoto

Um comentário: