sexta-feira, 24 de junho de 2011

Allium: tempero saboroso e às vezes, também, uma bela flor ornamental...

Allium purple sensation
Allium spherocephalon
Allium tuberosum

O allium é uma espécie de plantas do gênero monocotiledônea de plantas com flores, informalmente conhecido como o gênero cebola. O nome genérico allium é a palavra latina para o alho. membros do grupo incluem algumas culturas economicamente importantes como cebola, cebolinha, alho-poró e alho.  Outras  são cultivadas como plantas ornamentais.


Allium é taxonomicamente difícil de classificar porque as fronteiras de suas espécies não são claras. A maioria das autoridades aceita cerca de 750 espécies. As estimativas do número de espécies têm sido tão baixas quanto 260, e tão alta como 860. A espécie tipo do gênero é o Allium sativum.

Esta espécie ocorre em climas temperados do hemisfério norte,  exceto para algumas espécies que ocorrem no Chile como a A. juncifolium, Brasil (A. sellovianu ou África Tropical (A. spathaceum).

Eles podem variar em altura entre 5 cm e 150 cm. As flores formam uma umbela no topo de um caule sem folhas.

Os bulbos variam em tamanho entre as espécies, desde muito pequeno (cerca de 2-3 mm de diâmetro) até a altura de 10 - 80 cm. Algumas espécies como cebola galês (allium fistulosum) desenvolvem folhas espessadas ao invés de formas bulbos.

Allium é um gênero de plantas perenes bulbosas que produzem compostos químicos (principalmente cisteína sulfóxido que lhes dão um característica de gosto e odor de cebola ou alho.
Muitas são utilizadas na alimentação, embora nem todos os membros do gênero sejam igualmente saborosos.

 Na maioria dos casos, tanto o bulbo como as folhas são comestíveis. Seu gosto pode ser forte ou mais fraco, dependendo da espécie.  Seu gosto pode ser forte ou mais fraco, dependendo da espécie.
 
  No sistema de classificação APG III, Allium é colocada na família Amaryllidaceae, subfamília Allioideae (anteriormente subfamília Alliaceae), Nos sistemas de classificação mais antigos, Allium foi colocado em Liliaceae.  Estudos de filogenética molecular têm mostrado que esta circunscrição de Liliaceae é polifilético.
 
Allium é  de longe o maior gênero no Amaryllidaceae, e também no Alliaceae na classificação dos sistemas em que a família é reconhecida como separada.


Fontes: http://www.chipchaseplants.co.uk/index.html, http://en.wikipedia.org/wiki/File:Selection_of_cultivated_Alliums_.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário