terça-feira, 24 de maio de 2011

Uma flor singela para o nosso jardim (Impatiens)

 


Nome científico : IMPATIENS (Impatiens – família Balsaminaceae)


Originária do Oriente, a Impatiens (do latim, “impaciente”) tem esse nome porque não tem paciência de esperar que alguém a plante. Planta-se sozinha, fazendo explodir uma pequena cápsula com sementes que germinam com facilidade. 

É uma planta herbácea anual ou perene, de caule ereto, suculento, folhas lanceoladas e denteadas. As flores auxiliares, próximas do caule, ocorrem em variadas cores: rósea, branca, amarela, roxa, vermelha e podem ser simples ou dobradas. A mais cultivada para bordaduras, jardineiras ou jardins, plantadas em grupos ou isoladas é a impatiens walleriana.


Sinonímia: Impatiens holstii, Impatiens sultanii

Nome Popular: Beijo-pintado, maria sem-vergonha, beijinho

Família: Balsaminaceae

Divisão: Angiospermae

Origem: África Tropical

Ciclo de Vida: Perene
O beijo-pintado pertence ao mesmo gênero do beijo-turco (Impatiens walleriana) e do beijo-de-frade (Impatiens balsamina), e como estas, ele também é uma planta de folhas macias e caule suculento. 

Difere destas principalmente por apresentar caule e ramos avermelhados e escuros na espécie típica. Ainda assim, ocorrem variedades de beijo-pintado com folhas verde-claras ou variegadas de amarelo, muito vistosas. 

As flores são grandes e podem ser de cores diversas, como o rosa, o salmão, o vermelho, o violeta, o branco, etc, com destaque para os tons pastéis.

É muito florífera e rústica, adequando-se ao plantio em maciços, bordaduras e canteiros, assim como apresenta efeito muito decorativo em vasos, jardineiras e cestas suspensas. Indicada para iniciantes, exige pouca manutenção, como o beliscamento, adubações periódicas e o replantio anual, pois com o tempo perde a beleza. 

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica, com regas freqüentes. Não tolera ventos, períodos de seca ou de sol e calor muito intenso, no entanto as variedades avermelhadas e escuras são um pouco mais resistentes. Multiplica-se por sementes e estaquia.

Nos "florais de Minas" o floral "impatiens" tem a seguinte descrição para os pacientes que podem ser tratados com o floral impatiens:

IMPATIENS

Beijo  -  Maria-sem-vergonha

Para aqueles que são rápidos na ação e no pensamento, perdendo sempre a paciência com as pessoas lentas; são em geral francos, tensos, irritadiços, nervosos com detalhes, impetuosos, impulsivos e fisicamente irrequietos; preferem a solidão para não terem que suportar a lentidão que sempre descobrem nos outros; fazem tudo às pressas e não suportam esperar em filas e não toleram ver alguém lhes prestar algum serviço num ritmo mais lento; são muitas vezes reputados como críticos, orgulhosos, deseducados e antipáticos, mas, por outro lado, independentes, versáteis, fortes, corajosos, decisivos, audaciosos, lutadores e pioneiros. A essência traz ao nível consciente as energias internas de paciência e gentileza para com o próximo.
 
Nome popular: Maria-sem-vergonha ou Beijo


 Como perceberam nem só de jardins sofisticados e flores nobres como as rosas e as orquídeas vive o nosso "Jardins de Agharta" mas também de flores tão simples como a maria sem-vergonha que as vezes nascem até onde não foram plantadas.



Que tal uma explosão de cores como esta?



E esta beleza descuidada na escadaria de entrada de uma casa antiga?




Tem um muro cinzento e feio perto de voce? Que tal enfeitá-lo com muitas marias-semvegonha?





 E esta cascata de beijinhos (da maria sem-vergonha claro)?



Agora, para não perder o costume vamos refletir um pouco sobre estas belas palavras inspiradoras:


Se, ao acordar, posso escolher uma roupa,
posso escolher também o sentimento
que vai vestir meu dia.

Se, no percurso, posso errar o caminho
posso também escolher a paisagem
que vai vestir meus olhos.

A mesma articulação que tenho para reclamar,
tenho para agradecer.
E, se posso me adornar com a alegria,
não é a tristeza que eu vou tecer.
Que hoje e sempre, seja mais UM BELO DIA!
                                           Marla de Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário